11 filmes para quem ama moda



Não foi fácil fazer essa lista, especialmente porque existem muiiiitos filmes que abordam a moda, de uma forma ou de outra. Então, tentei selecionar os filmes que mais me marcaram. Alguns são mais antigos, mas a maioria é dá época da minha infância/adolescência. Mais para frente pretendo fazer outras listas, com filmes antigos, documentários e, até mesmo, séries, ok? Espero que gostem!

1. Cinderela em Paris (1957)
Famoso fotógrafo de modas está em busca de um novo rosto para a conceituada revista de moda Quality Magazine e acaba se deparando com a balconista de uma livraria vivida por Audrey Hepburn. Mais um grande filme protagonizado pela eterna bonequinha de luxo.


2. Procura-se Susan Desesperadamente (1985)
Quem nunca assistiu esse aqui na sessão da tarde? Quando eu era criança, adorava a maneira como a Madonna se vestia, especialmente por causa da extravagância. E olha que na minha infância, a moda punk já tinha dado uma esfriada! A história é complicada de explicar em pouco espaço, mas os modelitos da diva da música pop compensam a péeeesssima atuação.


3. Viva, a babá morreu (1991) 
Primeiro filme que me inspirou a querer trabalhar com moda - na época, o sonho era ser modelo. Conta a história de uma adolescente que começa a trabalhar, fortuitamente, no mundo da moda depois que a mãe sai de férias e a babá morre. Ótima maneira de ganhar dinheiro para sustentar os irmãos, não é mesmo pessoal?


4. As patricinhas de Bervely Hills (1995) 
Esse aqui é outra pérola da sessão da tarde. Toda menina da face da terra já deve ter visto esse filme. Cher é uma mocinha pútrida de rica e completamente alienada pelo mundo das compras. Mas descobre que existe muito mais na vida depois que se apaixona pelo enteado de seu pai, Josh. O garoto é antenado com as causas sociais e acaba encantando Cher.


5.Sabrina (1995)
Sou apaixonada por esse filme, especialmente por causa do Harrison Ford. A primeira versão dele é com a bonequinha de luxo, mas eu, honestamente, prefiro o remake. Conta a história de uma moça que vai para Paris dar uma guinada na vida e, quando retorna (belíssima, por sinal), passa a ser disputada por dois irmãos. Essa foi a primeira vez que eu fiquei com vontade de cortar o meu cabelo joãozinho...


6.O diabo veste prada (2006) 
Dispensa comentários, não é mesmo?! O filme conta a história de Andrea Sachs, uma jovem jornalista que consegue emprego na mais famosa revista de moda de Nova Iorque, a Runaways. Apesar de ter o emprego dos sonhos de muitas garotas, ela logo descobre que ser assistente de Miranda Priestly é uma tarefa bastante complicada.


7. Sex and the city (2008)
Coloquei genericamente, mas vale pelos dois filmes que já foram produzidos. A história é relativamente a continuação da série. Carrie Bradshaw é uma colunista de jornal que escreve sobre sexo, relacionamentos e amor e tem uma quedinha por sapatos e roupas de marca. Acho o mundo dela um pouco surreal, mas é um ícone dos filmes fashion.


8. Fashion (2008)
Esse aqui não podia ficar de fora. E por um único motivo: é bollywoodiano e eu sou apaixonada em filmes indianos. O longa foca no lado negro da moda e conta a história de Meghna, uma garota que enfrenta a família para se tornar modelo. O mundo de flashes e glamour logo entra em declínio quando ela engravida do próprio chefe e é demitida.


9. Coco antes de Chanel (2009)
O filme conta a história de um dos grandes ícones da moda atual: Coco Chanel. Abandonada pela mãe ainda criança, ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira. Até que recebe o apoio de um protetor e revoluciona o mundo da moda. Qualquer pessoa que goste de moda (ou de história) deve ver esse filme.


10. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)
Rebecca Bloomwood é uma garota altamente consumista que sonha em trabalhar na sua revista de moda preferida. Por golpe do destino, ela consegue emprego como colunista numa revista de finanças da mesma editora e faz o maior sucesso ao usar suas experiências com cobradores para escrever seus artigos.


11. Brüno (2009)
O retorno de Sacha Baron Cohen não poderia ser mais triunfal. Nesse pseudo-documentário, o repórter de TV austríaca Brüno destaca as frivolidades do mundo da moda e a importância elevada que algumas pessoas dão à moda. Ótimo para fazer muita gente colocar o pé na realidade, não é mesmo?!


E vocês, o que acharam da lista?

7 comentários:

  1. Só assisti os filmes 4, 5 e 6. Esse "Procura-se Susan Desesperadamente" que você assistia na Sessão da Tarde eu nunca tinha ouvido falar. kkk

    Tenho muita vontade de assistir Coco antes de Chanel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vi e revi os filmes da Madonna na Sessão da Tarde, Helen. A-do-ra-va! Estou baixando Coco antes de Chanel. Se quiser, gravo uma cópia para você assistir no computador. Bjos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Nunca vi esse, Fernando. Mas vou assistir e prometo colocá-lo na próxima seleção de filmes que fizer. Muito obrigada pela dica. Bjos

      Excluir
  5. Não concordo com o último da lista Brüno (2009)esse filme é um lixo não diz sobre moda conta sim do que ele faz para chegar la mais é super mal gravado enfim não perca tempo nesse filme assistam "BONEQUINHA DE LUXO" Coco antes de Chanel (2009) são IMPORTANTÍSSIMOS Pra quem estuda moda.

    Alien Santana - Consultora de Moda,

    ResponderExcluir